Crossfit e Calisthenics

Destaque Crossfit e Calisthenics

Pedro e Ned malhando na praia do Leblon

Neste dia eu acompanhei o Pedro e o Ned em seu treino na praia. Na foto, parte do aquecimento.

A sexta semana do Projeto Lia Caldas 4.0 foi inspiradora, já que tivemos a visita do nosso amigo Ned, que ficou hospedado em nossa casa a semana toda. O Ned é escalador, triatleta, e completamente obcecado por treinamento físico, portanto trouxe várias dicas e boas influências para a Academia Lia & Pedro.

Uma das novidades que ele trouxe foi o crossfit, que ele tem praticado lá em Cambridge e que acabou fisgando o Pedro. Não duvido que o Pedro continue a treinar a partir de agora, pelo menos alguns exercícios, depois que eles malharam juntos todos os dias.

O crossfit não é novidade, até já tem academias especializadas no Rio de Janeiro e outros estados do Brasil, mas o entusiasmo e condicionamento físico do Ned é mais contagiante do que qualquer vídeo na internet com atletas bizarros. A academia CFP9 fica na Barrinha e parece ser muito séria. Eu estive lá ontem para conhecer.

CFP9

A academia Crossfit Posto 9 fica na Barrinha, no Rio de Janeiro, e parece ser muito séria. É um bom lugar para quem quer começar no crossfit, inclusive para o Pedro, meu marido, que está bastante interessado.

O método é baseado em movimentos funcionais de alta intensidade e é impossível não pensar na facilidade com que isso pode causar lesões. E realmente isso é verdade! O crossfit vale a pena somente se você tiver uma técnica de execução muito boa, então cuidado ao começar a praticar.

Neste vídeo dá para ver alguns exercícios e entender porque eu acho importante a técnica correta:

Lia brincando com gymnastics rings

Tá certo que eu não aguentei manter a posição, mas a postura está certinha :-)

No treinamento do Pedro e do Ned, eles fizeram alguns exercícios na praia e eu aproveitei as argolas para alongar e tentar malhar o abdômen, mas foi muito difícil. Consegui manter a posição “L” por um segundo, o que já é um começo, certo?!

O Ned disse que ficou orgulhoso, especialmente porque eu fiz a posição certinha, sem ficar com a perna caindo para baixo e nem dobrando o joelho, o que faria com a posição ficasse mais fácil.

Calisthenics

Também conversamos sobre calisthenics, que trabalha apenas com o peso do próprio corpo e que faz parte das técnicas utilizadas no crossfit. O método consiste em fazer exercícios no chão ou em barras, mas sem adicionar pesos como anilhas ou halteres.

A ideia de trabalhar apenas com o próprio corpo me lembra um pouco o yoga e me traz uma sensação de autonomia e liberdade que gosto muito. É algo que dá pra fazer em casa, em um parque, durante uma viagem etc.

Não precisar ir a algum lugar específico ou ter certos equipamentos para se exercitar é bem atraente, mas pode ser mais difícil do que parece. Grande parte dos exercícios eu não conseguiria fazer simplesmente porque o meu próprio peso é demais para mim.

Veja esse cara, Frank Medrano, para ter uma ideia do que quero dizer:

Agora imagina uma pessoa ex-sedentária e acima do peso, como eu, tentando fazer esses movimentos com o meu próprio peso? Tenho que evoluir muuuito antes disso, e é isso que pretendo fazer.

No meu caso, acredito que alguns bons e velhos exercícios tradicionais de força iriam me beneficiar muito. Pode ser musculação, pilates, yoga… Qualquer coisa! Para quem está recomeçando, o mais importante é se movimentar. E como já estou chegando ao final da primeira fase, acho que está mais do que na hora de acrescentar esse tipo de exercício à minha rotina.

Ned nas Argolas

Essa foto ilustra bem como o Ned está em forma. Esse foi um dos treino que eles fizeram em Angra, afinal dá para levar as argolas para qualquer lugar.

[hr]

Quem quiser saber mais sobre crossfit, recomendo esses links: Canal da academia oficial Crossfit no YouTube, matéria em português sobre crossfit, Anúncio de uma academia de crossfit.

Mais sobre calisthenics aqui: Introduction to Calisthenics, Canal do Frank Medrano no YouTube, Mulheres fazendo calisthenics.

Lia Caldas

Lia é designer, fotógrafa, instrutora de Yoga e está em busca de uma vida mais ativa, mais saudável e mais feliz.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *