Dia de festa: sair ou não da dieta?

Dulce Tupy e Lia Caldas

Eu e minha mãe na casa dela em Saquarema.

Hoje foi dia de festa de aniversário em Saquarema, em plena Páscoa, comemorada com um churrasco para cerca de 30 pessoas. O que essa frase significa? Vamos analisar…

… festa de aniversário = bolo e doces
… em plena Páscoa = chocolates
… com um churrasco = carne vermelha, linguiça, arroz etc.

Para a maior parte das pessoas que querem emagrecer e estão fazendo dieta, isso seria um pesadelo, mas eu NÃO estou fazendo dieta. Eu estou fazendo uma reeducação alimentar para a vida inteira, então eu não posso me abalar por festas e feriados. Quantas Páscoas eu ainda vou passar na minha vida? Quantas festas de aniversário? E como eu não pretendo deixar de frequentar festas, o segredo é lidar com elas de forma leve e saudável.

Selfie

Fez uma luz tão bonita no final da tarde que não resisti à tentação de fazer vários autorretratos.

Desde o início do Projeto Lia Caldas 4.0 eu não me proibi de comer nada, apenas reduzi e refleti sobre o que queria comer ANTES de devorar a comida. Funciona assim: “eu quero mesmo comer esse pastel?”, se a resposta for “sim”, eu como e pronto. Na prática isso me fez reduzir e recusar muitas coisas que antes eu comia por pura ansiedade ou simplesmente porque estava lá. E quando eu digo “sim” e aceito alguma dessas coisas que eu não deveria comer, não pego muita quantidade.

Hoje, por exemplo, comi um pouco de cada coisa servida, mas tudo em porções mega reduzidas. Até o bolo do aniversário eu comi, mas sem me entupir dele e, muito importante, sem me sentir estressada e culpada depois. A medida foi: comer o suficiente para saciar o meu desejo (digo desejo, porque não era fome) de provar o bolo mas não tanto que eu me sentisse saindo do meu projeto de qualidade de vida.

É bem provável que, ao chegar mais perto do meu peso ideal, eu tenha que ficar mais rigorosa com essas escolhas, mas a ideia é que, conforme eu for chegando perto desse peso, eu também vá deixando de querer doces e coisas que não me fazem bem. Na realidade isso já está acontecendo! No dia a dia eu não estou comendo nada de açúcar e agora estou achando tudo mais doce. O paladar mudou!

O que eu busco, portanto, é deixar de comer alguma coisa porque eu não quero essa coisa – porque eu deixei de gostar ou porque eu cheguei a conclusão de que ela não vale a pena – ao invés de recusar um alimento simplesmente porque ele é “proibido” e ficar sofrendo com isso. Deu para entender?

Apoio da família

Uma coisa muito legal foi receber o apoio de todos da minha família que estavam na festa. Tem muita gente acompanhando o Projeto Lia Caldas 4.0 em silêncio, ou seja, sem comentar nada pelo Facebook ou pelo site. Vamos participar mais, galera?! De qualquer forma, obrigada pelo apoio, isso é muito importante para mim :-)

E parabéns para a Preta, que inspirada pelo Projeto Lia Caldas 4.0 já começou a se exercitar mais. Adorei saber que a influenciei positivamente! Além dela, que falou comigo pessoalmente, tem também outras pessoas que me seguem no Instagram, Facebook e Pinterest que também estão começando seus próprios projetos.

Vamos juntos!! :-)

Amigos e família

Apoio dos amigos e da família é fundamental!

Exercícios

Hoje não malhei, apenas fiz minha rotina de alongamento ao acordar e vou repetir agora, antes de dormir. Ela dura cerca de 30 minutos e tem os exercícios mais importantes para o meu corpo, de acordo com as instruções do meu fisioterapeuta. Como a gente foi para Saquarema e voltou no mesmo dia, não sobrou muito tempo (nem disposição) para malhar. O domingo virou “dia de descanso” ;-)

Alimentação

1) Café da manhã: pão integral com cottage, cenoura, alface e tomate.

Sobremesa

Banana assada com canela.

2) Almoço: churrasco

  • Um pedaço pequeno, cerca de 50g de carne vermelha;
  • Uma linguiça (não sei se era de frango);
  • Uma colher de arroz;
  • Uma concha de molho a campanha;
  • Salada de cenoura ralada, tomate, palmito e pepino;
  • Um espeto de queijo coalho;
  • Uma banana assada com canela;
  • Um copo de mate Leão diet.

3) Lanche: bolo de aniversário branco com recheio de doce de leite e sorvete de creme. Não peguei um prato para mim, mas comi umas boas garfadas do prato do Pedro.

4) Jantar: omelete de um ovo com bastante cebola, massa de arroz, salada de cenoura, alface roxa e pepino. Sementes de chia salpicadas por todo o prato.

Números do dia

Meu peso hoje: 76,4 kg
Peso eliminado: 7,6 kg
Falta eliminar: 22,4 kg
Peso inicial: 84 kg
Meta: 54 kg

Até a próxima e mantenha o foco! ;-)

 

Acompanhe-me nas redes sociais!
Facebook, YouTube, Instagram, Twitter, Google+, Pinterest.

Lia Caldas

Lia é designer, fotógrafa, instrutora de Yoga e está em busca de uma vida mais ativa, mais saudável e mais feliz.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Dulce Tupy disse:

    Valeu, Lia. Você está linda! Sua presença na festa, você e Pedro, foi demais de bom… Toda a nossa família reunida, nossos amigos e amigas e os que trabalham conosco também. Uma grande Páscoa, que significa renascimento. Renascer todo dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *