Crossfit e Calisthenics
A sexta semana do Projeto Lia Caldas 4.0 foi inspiradora, já que tivemos a visita do nosso amigo Ned, que ficou hospedado em nossa casa a semana toda. O Ned é escalador, triatleta, e completamente obcecado por treinamento fÃsico, portanto trouxe várias dicas e boas influências para a Academia Lia & Pedro.
Uma das novidades que ele trouxe foi o crossfit, que ele tem praticado lá em Cambridge e que acabou fisgando o Pedro. Não duvido que o Pedro continue a treinar a partir de agora, pelo menos alguns exercÃcios, depois que eles malharam juntos todos os dias.
O crossfit não é novidade, até já tem academias especializadas no Rio de Janeiro e outros estados do Brasil, mas o entusiasmo e condicionamento fÃsico do Ned é mais contagiante do que qualquer vÃdeo na internet com atletas bizarros. A academia CFP9 fica na Barrinha e parece ser muito séria. Eu estive lá ontem para conhecer.

A academia Crossfit Posto 9 fica na Barrinha, no Rio de Janeiro, e parece ser muito séria. É um bom lugar para quem quer começar no crossfit, inclusive para o Pedro, meu marido, que está bastante interessado.
O método é baseado em movimentos funcionais de alta intensidade e é impossÃvel não pensar na facilidade com que isso pode causar lesões. E realmente isso é verdade! O crossfit vale a pena somente se você tiver uma técnica de execução muito boa, então cuidado ao começar a praticar.
Neste vÃdeo dá para ver alguns exercÃcios e entender porque eu acho importante a técnica correta:
No treinamento do Pedro e do Ned, eles fizeram alguns exercÃcios na praia e eu aproveitei as argolas para alongar e tentar malhar o abdômen, mas foi muito difÃcil. Consegui manter a posição “L” por um segundo, o que já é um começo, certo?!
O Ned disse que ficou orgulhoso, especialmente porque eu fiz a posição certinha, sem ficar com a perna caindo para baixo e nem dobrando o joelho, o que faria com a posição ficasse mais fácil.
Calisthenics
Também conversamos sobre calisthenics, que trabalha apenas com o peso do próprio corpo e que faz parte das técnicas utilizadas no crossfit. O método consiste em fazer exercÃcios no chão ou em barras, mas sem adicionar pesos como anilhas ou halteres.
A ideia de trabalhar apenas com o próprio corpo me lembra um pouco o yoga e me traz uma sensação de autonomia e liberdade que gosto muito. É algo que dá pra fazer em casa, em um parque, durante uma viagem etc.
Não precisar ir a algum lugar especÃfico ou ter certos equipamentos para se exercitar é bem atraente, mas pode ser mais difÃcil do que parece. Grande parte dos exercÃcios eu não conseguiria fazer simplesmente porque o meu próprio peso é demais para mim.
Veja esse cara, Frank Medrano, para ter uma ideia do que quero dizer:
Agora imagina uma pessoa ex-sedentária e acima do peso, como eu, tentando fazer esses movimentos com o meu próprio peso? Tenho que evoluir muuuito antes disso, e é isso que pretendo fazer.
No meu caso, acredito que alguns bons e velhos exercÃcios tradicionais de força iriam me beneficiar muito. Pode ser musculação, pilates, yoga… Qualquer coisa! Para quem está recomeçando, o mais importante é se movimentar. E como já estou chegando ao final da primeira fase, acho que está mais do que na hora de acrescentar esse tipo de exercÃcio à minha rotina.

Essa foto ilustra bem como o Ned está em forma. Esse foi um dos treino que eles fizeram em Angra, afinal dá para levar as argolas para qualquer lugar.
[hr]
Quem quiser saber mais sobre crossfit, recomendo esses links: Canal da academia oficial Crossfit no YouTube, matéria em português sobre crossfit, Anúncio de uma academia de crossfit.
Mais sobre calisthenics aqui: Introduction to Calisthenics, Canal do Frank Medrano no YouTube, Mulheres fazendo calisthenics.